PESQUISAS PROPOSTAS

COMENTÁRIOS GERAIS

Você pode trabalhar com análise, criação, simulação ou dados dependendo do problema que escolher. Análise é mais a elaboração do modelo, que, diga-se de passagem, é uma das partes mais belas da aplicação matemática, tirando-se deste as condições das análises matemáticas conhecidas. Simulação é pegar um modelo atribuir expressões analíticas às funções, estimar por algum método, ou mesmo por estimações já feitas, os parâmetros e simular no computador. Dados tem a coleta que é a parte mais dura e o uso do instrumental de econometria para analisá-lo é muito usual e aceito no meio econômico.

CONTROLE ÓTIMO NOS MODELOS DE DUOPÓLIO

    A idéia é estudar e analisar as condições de otimalidade dinâmica para os duopólios de Cournot e Stackelberg e propor outros.

TEORIA DOS JOGOS

    1. É uma continuação do meu trabalho e das contribuições de Diogo e Sérgio Carvalho. Os dois trabalhos estão disponíveis respectivamente nas seções papers e textos nesta home page.  A Bibliografia é esta.
    2. Jogos de Informação Imperfeita: O caso, por exemplo, da qualidade da manutenção de computadores (ou carros). Tese: A baixa qualidade se dá pelo fato de que, não tendo os clientes informações suficientes a cerca dos problemas que podem ocorrer no computador (no carro), o mercado não exige alta qualidade para a mão de obra que faz este serviço. Com isso, o salário dos especialistas cai e este abandonam o ramo dando mais espaço para que outras pessoas menos qualificadas entrem no ramo e com isso que ocorra uma nova baixa nas remunerações. O problema resume-se então ao fato de que como não se pode detectar claramente a qualidade do serviço o serviço é de baixa qualidade. A idéia é estudar o tema mais amplamente.

ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS: SIMULAÇÃO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS

    Montar e simular no vissim (programa de computador de uso simples), ou outros programa qualquer (matemática, etc...),  um conjunto de equações diferenciais econômicas relacionadas com a utilização das águas de um rio. Essas equações são resultantes da otimização dinâmica de um modelo de crescimento econômico utilizado na minha tese de doutorado. Bibliografia garantida.

ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS E DA ENERGIA

    1. ANÁLISE ECONOMÉTRICA DE MODELOS COM RECURSOS EXAURÍVEIS: Levantar dados de preços de recursos naturais exauríveis e ajustá-los comparando vários modelos para saber qual se ajusta melhor aos dados. O modelo de Hotelling clássico, o de Young novo e o de Stamford (tese de doutorado). A bibliografia é garantida.
    2. MEDIÇÃO DOS CONDICIONANTES DA DEMANDA POR ENERGIA: Medir os impactos, principalmente da tecnologia na demanda por energia. (Diogo Carvalho)

ECONOMIA DA SAÚDE: ANÁLISE DE EFICÁCIA DE PRODUTOS DE USO CONTÍNUO

    Estudar o caso de bens continuamente consumidos para sanar algum problema. Tentar mostrar que os fabricantes não selecionariam o bem com eficácia 100%, mesmo que fosse disponível este nível de eficácia, dado que perderiam a longo prazo. Estudar a troca (trade-off) entre eficiência e marketing, inserir informação imperfeita. (Ceres, Gláucio)

TEORIA DO CAOS

    Cálculo do Coeficiente de Liapunov para seqüência de PIB’s de regiões ou países para classificá-los como desenvolvidos, sub-desenvolvidos, em desenvolvimento, etc. Aplicação em economia regional da teoria do Caos.

MODELOS DEA (Programação Linear)

    Aplicar a idéia dos modelos de eficiência DEA (Programação Linear) em Mercado de Capitais e obter uma interpretação para os preços sombras. Bibliografia vasta.

MODELOS EM ECONOMIA REGIONAL

    1. PÓLO MËDICO DE PERNAMBUCO: Estudar os impactos econômicos do pólo médico na região metropolitana e no estado como um todo à luz da teoria dos cluters da economia regional.
    2. MODELO DE DISPARIDADES REGIONAIS: Criar um modelo de equações diferenciais para as teorias existentes que explique as evoluções das diferenças regionais. (Bruno Falcão)